sexta-feira, 20 de abril de 2012

Tipo com a cadeira de rodinha, sabe?!


Hoje eu fui limpar minha casa e levantei os móveis, havia uma cadeira de rodinhas que não usávamos faz tempo, dura, estragada... interfonei para o porteiro e avisei que estva despachando a bendita.
Tenho um péssimo hábito: não guardo o que não uso. Não são dignos das minhas gavetas lapis sem pontas, adesivos desbotados, vestidos gastos, sapatos estragados, calças sem zíper...
Eu tento consertar só aquilo que realmente usarei ou precisarei, não fico me esforçando pelo que é substituível ou não faz falta nenhuma para mim.
Sou o desapego personificado: o ralador ta ruim, termino a cenoura e ponho direto no lixo, a bolsa rasgou e eu nem vou querer mais usar? Direto para o lixo. Camiseta de gincana de 10 anos atrás tem uma vida útil de no máximo 2 anos. Só preservo mesmo com unhas e dentes as fotos e cartões, de resto...mais cedo ou tarde vão para o lixo.
Em casa eu já tenho a fama de fazer "bota-fora", já me livre de guarda-roupa, mesa, cama, vitrola... E se quiser dá pra fazer um novo a cada semana.

O problema é que da pra fazer "bota-fora" de gente também. Você vai sempre se lembrar da sua fantasia de esquilo (0o), como você vai sempre se lembrar de pessoas que passaram na sua vida, mas tem algumas que não são dignas do seu "armário", não precisam ficar lá ocupando espaço. Claro que não se trata aqui de um raciocínio prático e lógico, uma vez que pessoas não devem ser "usadas", mas de vez enquando é essencial fazer uma faxina, cuidar melhor daqueles que você sempre precisa e dispensar aqueles que não fazem mais diferença.
Não é legal, nem fácil, mas faz bem! Não precisa por ninguém no lixo ou empacotar para todo o sempre, mas parar de carregar peso morto alivia muito.
Eu tendo fortemente a racionalizar tudo, por mais coração que eu seja, e colocar cada um na estante que merece me ajuda a não me culpar, a ver como você mandou para o conserto e não adiantou ou como você nem quis consertar.

Tenta fazer assim, tipo com a cadeira de rodinhas, sabe?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário