segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Esperança

A Esperança é linda. Ok. Toda lá verdinha, ora vibrando no fim do túnel, ora empurrando a gente pra frente. Ok. Ela é mesmo uma fofurinha e a gente precisa dela.

Mas vamos combinar uma coisa? Nada de DAR ESPERANÇA. Acho cruel.
A Esperança brota da gente, da nossa vontade, do nosso sonho, do nosso objetivo, do nosso medo, da nossa força...ela não vem de ninguém além de nós mesmos. Pessoas não podem dar Esperança a pessoas.

(Minha opinião, claro! Se não concordar vai lá escrever no seu blog, isso não é um forum.)

Você da força, da motivos, da carinho, da colo...mas não a Esperança.

Quando alguém me diz que viu fulano se curar e isso "deu" Esperança, acho estranho. Ver alguém se curar te da forças, te da ânimo, mas não Esperança. Esse bichinho é você que tem que criar, não dá pra chamar uma babá, nem comprar na esquina ou encomendar na internet.

Daí vem a crueldade de "dar Esperanças" a alguém. É como prometer algo que nunca terá para dar, é como acreditar que existe "mentirinha" boa... é iludir. É deixar alguém se agarrar, depositar suas forças, pensamentos e sonhos em algo que você não pode oferecer. Não se julgue tão bom assim, para dar esperanças a alguém. Dar Esperança é brincar com sentimentos e isso é desumano (ou humano demais).

Não dê esperanças! Dê verdade, dê forças, dê exemplo. E permita que cada um cultive sua própria esperança da maneira que lhe pareça melhor, que lhe pareça possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário